Resumo: Anatomia do estado - Capítulo 7

Resumo: Anatomia do estado – Capítulo 7

Sociedade vs estado

Na história da humanidade sempre foram evidenciados dois tipos de poder: 1) o social, que é a relação entre o homem e a natureza, a modificando para melhorar seu padrão de vida a partir de trocas voluntárias com outros homens; e 2) a o estatal, que são homens improdutivos (ou melhor, antiprodutivos) que se apropriam de homens que vivem das relações sociais. 

Ou seja, a primeira se refere a apropriação do homem com a natureza, já a segunda, se refere a apropriação de homens maus contra homens pacíficos.

Onde o estado irá parar?

Em todo o percurso da humanidade até aqui, o poder social e o estatal foi disputando forçar. Se durante o século 17 e 19 o poder social foi mais forte em determinados pontos e os homens conseguiram evoluir financeira e socialmente em tempos de paz, no século 20 o poder estatal voltou com toda força.

A história do século 20 é resumida em: o poder estatal destruindo o máximo possível e engrandecendo seu poder, enquanto o poder social tentava controlar seu avanço.

De qualquer forma que queira enxergar o poder estatal, é certo dizermos que ninguém nunca conseguiu frear o poder estatal. Em todas as épocas, cachorros latem, gatos mia, o Vasco perde e o estado se engrandece sobre o poder social. Nunca estivemos tão longe de controlar o tal problema do estado. Mas não se desanime, podemos estar agora no pior momento da História com relação às liberdades individuais, mas no pior momento até agora

E aí, você gostou do livro? Espero que tenha aproveitado os resumos e volte sempre aqui em busca de mais conhecimento.

Espero que tenha gostado. Até a próxima!